A Lei Pareto e a sua Saúde

16 02 2011

80/20

“Menos é mais” – uma frase muito difundida e discutida no meio profissional. Ela se baseia na Lei de Pareto – ou princípio 80/20. Mas afinal, o que significa isso e como se relaciona com a saúde?

Esse princípio foi criado pelo economista Vilfredo Pareto no séc. XIX. Ele observou que 80% das consequências vem de 20% das causas. Por exemplo 80% da riqueza do mundo está na mão de 20% das pessoas, 80% das pessoas vivem em 20% das cidades do mundo, 80% da poluição é causada por 20% dos países, 80% da receita de uma empresa vem de 20% dos clientes e assim por diante.

É uma conta surpreendente que chega a ser considerado uma Lei, como a lei da gravidade. Ninguém ainda explicou o porquê a gravidade se comporta de acordo com sua lei, mas é uma constante tão certa que muitos cálculos para que aviões voem em segurança são feitos a partir da lei da gravidade. Não se sabe o porquê deste número 80/20, agora, o fato é que quem atenta para esta Lei consegue resultados surpreendentes.

AS empresas que calculam o número de clientes que garantem os 80% de lucro chegam ao número de 20% dos mesmos, podem priorizar ações para estes 20%, tratam com uma atenção especial e conseguir até triplicar seu faturamento com um esforço muito pequeno.

Na administração do tempo o calculo é semelhante. Perceba quais são os 20% de atividades que consomem 80% do seu tempo. Priorizando ações nesses 20% de atividades podemos ter um ganho muito significativo de tempo para viver a vida com prazer.

Vamos então trazer o Pareto para o cuidado da saúde. Procure identificar os 20% dos alimentos que você come durante o dia que contém 80% dos nutrientes necessários para viver. Consuma mais esses 20% elimine os 80% que você terá um ganho de saúde física e financeira pois o gasto será muito menos.

Identifique também os 20% de alimentos que você consome e que podem trazer os 80% de calorias a mais que fazem você ganhar peso. Elimine estes 20% que o seu controle de peso ficará bem mais fácil.

Quais são os 20% de hábitos que trazem 80% de prejuízo para sua saúde? Elimine este 20% que você terá um ganho fabuloso em disposição e energia.

Parece simples e infantil porém os resultados são fantásticos. Acredite, experimente…

Dica de Livros:

  • O Princípio 80/20, Richard Koch, Editora Rocco.
  • O Estilo 80/20, Richard Koch, Editora Sextante.
  • A Arte de Viver, Epicteto, Editora Sextante.
  • Os Donos do Futuro, Roberto Shinyashiki, Editora Gente.
  • Trabalhe 4 horas por semana, Tim Ferris, Editora Planeta.
  • Sem Medo de Vencer, Roberto Shinyashiki, Editora Gente.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: