Exercícios Físicos – Mentiras e Verdades

13 10 2011

 

Muitas vezes nos sentimos desmotivados para começar ou manter uma atividade física regular. Exercitar-se é tão essencial à vida quanto comida e água. Nas próximas semanas iremos postar uma série de informações para ajudá-l0 a exercitar-se com prazer.

Algumas crenças equivocadas ajudam a manter as pessoas num estado de inatividade. Normalmente buscam-se desculpas das mais variadas para não fazer exercícios. Que crença pode estar te atrapalhando a começar a se exercitar?

Existe somente um tipo de exercício para cada pessoa

  • Falso Você não precisa exercitar-se sempre durante uma hora continuamente. Algumas vezes você pode fracionar a atividade durante o dia. Por exemplo 15 minutos 3 vezes ao dia. O importante é incluir atividades de intensidade vigorosa. Entre elas estão atividades simples do dia-a-dia, fazer a faxina da casa, cortar grama, andar até o supermercado, subir escada em vez de usar o elevador, estacionar o carro mais longe do trabalho e andar um pouco mais, ir de bicicleta para o trabalho, dançar. Seja criativo, ouça uma musica agradável. Divirta-se!!!

Se não sinto dor, não estou tendo nenhum benefício.

  • Falso  Você não deve sentir dor durante o exercício. Iniciantes muitas vezes se sentem doloridos após exercício. Mas depois de fazer o mesmo exercício por um tempo, seu corpo se acostuma a ele
    e a dor vai embora. Se você aumentar a intensidade do exercício gradualmente,
    você não irá sentir dor sempre … mesmo que seu corpo esteja trabalhando muito.

Se eu me exercitar, com certeza perderei peso.

  • Talvez  Perder peso depende mais da quantidade de calorias que você queima do que você come, porém as duas coisas estão associadas. A melhor maneira para perder peso é fazer exercícios regularmente e comer porções adequadas de alimentos saudáveis.

Estou muito cansado. Se fizer exercício irei piorar

  • Falso   Exercícios, mesmo de baixa intensidade podem melhorar seu nível de energia. Não desista da sua sessão de exercício porque você se sente cansado. Exercícios leves podem aumentar seu nível de energia.

Eu posso me exercitar para perder a gordura em uma parte do meu corpo (barriga ou coxas, por exemplo)

  • Falso    Não existe isso de um “ponto de redução.” O exercício, não importa que os músculos
    trabalhe – ajuda a perder gordura em todo o corpo. Tenha em mente que as áreas onde
    você tem facilidade de aumentar a gordura podem ser as últimas a apresentar mudanças.

Levantar pesos vai fazer com que as mulheres fiquem “musculosas”

  • Falso    Exercício com pesos moderado ajudarão a desenvolver o tônus ​​muscular, e não o volume.
    Se você usar pesos mais pesados​​, os músculos irão ficar maiores.

Não fazer qualquer exercício pode ser ruim para você

  • Verdade Não importa qual seja sua idade ou sua condição de saúde, qualquer exercício é melhor do que nenhum. Os Benefícios aumentam quanto mais atividade física você faz.

Importantíssimo: Fale com seu médico e siga orientações de um Educador Físico antes de iniciar qualquer tipo de atividade.

Marlus M. Marconcin – Coach de Saúde
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