Água pura – Você bebe o suficiente?

16 08 2011

Você tem o hábito de beber água frequentemente?

Quantos dias cada semana você bebe pelo menos oito 8 copos de água?

No atropelo do dia-a-dia, beber água não se encontra no topo de nossa lista de tarefas diárias. Acontece que beber água é um hábito simples, barato e essencial para a manutenção de nossa saúde.

A água é o líquido mais puro, natural que você pode colocar em seu corpo. É livre de gordura, sem açúcar e livre de calorias também.

A água representa 60% do seu peso corporal e cada sistema em seu corpo depende dela.

Ingerir água de maneira adequada permite que cada célula do seu corpo funcione adequadamente.

Beber água não está nem entre as 5 principais prioridades diárias da vida da maioria das pessoas, mas talvez devesse estar!

Aqui estão algumas dicas simples para aumentar a ingestão de água:

1.       Comece devagar. Se você só beber dois copos de água por dia, não é realista dizer que você vai rapidamente começar a beber oito copos de água diariamente. Pense nessa recomendação como uma meta para alcançar, como você faria com qualquer objetivo em sua vida, dê pequenos passos para chegar até lá. Comece bebendo um ou dois copos a mais do que você costuma beber diariamente e persevere até você se acostumar a beber mais água. Isso também irá deixar o seu corpo ajustar-se uma boa hidratação e evitar a necessidade de usar o banheiro com freqüência ao longo do dia.

2.       Tenha sempre uma fonte de água por perto. A melhor lembrança para beber água será, provavelmente, a própria água. Se você tiver sempre uma alternativa de ter à mão uma água fresca para beber, você provavelmente ficará mais motivado e beber. Pense naqueles lugares que você costuma estar em sua rotina diária, seu trabalho, local de estudo, lazer, etc. Mantenha um copo de água na sua mesa de cabeceira para beber logo de manhã quando você acorda. Tenha no seu carro uma pequena garrafa de água, é por isso  que existe em todos os automóveis um suporte para copos. Encontrar um copo ou um cálice que te dê prazer em enchê-lo com água para mantê-lo em seu local de trabalho. Em cada refeição, tente beber um copo de água antes de começar a beber um refrigerante ou suco. Com o tempo você irá perceber que a gostar mais da água.

 3.       Preste atenção aos sinais de desidratação. Saiba quais os sintomas que podem indicar que você está desidratado para evitar problemas de saúde e permanecer motivado a continuar continuar seu programa de ingestão de água! O melhor indicador de desidratação é a cor da urina – se ela for clara, significa que você está bem hidratado. Amarelo escuro ou âmbar indica desidratação. Outros sinais de desidratação são: boca seca, sonolência, sede, dor de cabeça ou tontura.

É importante sempre manter-se hidratado, mas se torna especialmente importante no verão quando a água é freqüentemente perdida através do suor em temperaturas altas. Atente também para ingerir mais quando estiver praticando seu esporte preferido ou quando estiver na academia.

Como você se mantém hidratado? O que você pode fazer para melhorar a ingestão de água?

Marlus M. Marconcin – Coach de Saúde
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