A Armadilha do “Apego”

27 07 2011

O que nos impede de crescer, de mudar, melhorar nossa vida, nossos relacionamentos?

O “apego” é uma das coisas mais danosas e prejudiciais ao nosso crescimento. Muitas vezes nos sentimos incapazes de transformar nossas vidas não porque não temos a capacidade da transformação mas pelo simples fato de ficamos literalmente presos a certas coisas e nos recusarmos a soltá-las.

Na região nordeste e norte do Brasil existe uma árvore que se chama Sapucaia. Ela produz um fruto em forma de cumbuca. Quando este amadurece e se abre do seu interior são liberadas pequenas castanhas. O macacos destas regiões são fascinados por castanhas.

O problema é que o orifício é grande o suficiente para que eles introduzam a mão aberta mas quando pegam a castanha e a mão se fecha ela fica presa. Eles só conseguem tirar a mão quando largam e abandonam o fruto. Alguns macacos chegam a ficar dias presos à cumbuca sem saber como se libertar. Com este comportamento eles se tornam presas fáceis para predadores e caçadores. Os macacos velhos e experientes, sabem onde põe a mão porque já passaram pela sofrida experiência. Daí o vem ditado: “Macaco velho não mete a mão em cumbuca”.

Nós apresentamos o mesmo comportamento com relação a muitas coisas em nossas vidas. Ficamos presos a “cumbucas” porque nos apegamos a coisas, a comportamentos, a crenças, etc. Quando a vida nos diz para soltarmos estas coisas para haver uma transformação, nós negamos e continuamos agarrados, não agimos e continuamos presos.

Não é uma questão de não podermos mudar, mas sim uma questão de resistirmos à mudança sem nos darmos conta disso. Algumas vezes estamos com a mão presa na cumbuca mas nem sabemos o que estamos segurando.

Quais são as mudanças e novas possibilidades que iriam surgir na sua vida se simplesmente você abrisse a mão e se desapegasse às coisas que te prendem à cumbuca que você está preso hoje?

Marlus M. Marconcin – Coach de Saúde
All rights reserved ©

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: