Como buscar aquele “Insight”

28 06 2011

Você já esteve numa situação onde ficou paralisado sem encontrar solução para algum problema? Talvez a idéia brilhante estivesse lá, porém você simplesmente não foi capaz de notar a sua existência.

Esta é uma situação muito corriqueira em todos os contextos de nossa vida. Podemos partir do pressuposto que todos nós possuímos todas as ferramentas para as soluções de nossos problemas. Portanto existem algumas dicas básicas para conseguirmos enxergá-las.

  • Quebre o ciclo. É importante neste momento mudar por um breve período a atividade. Em outras palavras quebre a rotina. Atividades repetitivas nos colocam num “looping” sem fim.
  • Construa uma “Network” que te inspire. Somos inspirados por pessoas inspiradas e inspiradoras. São pessoas que construíram seu sucesso, desenvolveram  estratégias eficientes para suas vidas, elas ousaram pensar de um modo diferente. Aproxime-se delas, converse e conviva com elas. Aprenda compartilhe experiências e dúvidas.
  • Saia para o “Vazio”. Muitas vezes quando insistimos em permanecer dentro do “espaço” do problema a solução parece não existir. Mude de ambiente. Saia, respire, estique as pernas. Ao sair do “espaço” do problema podemos descobrir coisas novas, soluções inesperadas e impensadas.
  • Seja curioso, ousado. Aprenda novas maneiras de fazer as coisas. Aprenda novas atividades, ganhe experiência, expenda seu conhecimento. Cada coisas que você pode aprender pode ser a matéria-prima de um projeto de futuro, ou idéia, ou uma nova atividade.
  • Divirta-se. Separe sempre um tempo para um esporte, uma atividade de lazer. Assista um filme, leia um livro alargue seu horizonte. Ao ficarmos muito focados em algo perdemos a capacidade de ter uma visão global das coisas.

O “Insight”, a inspiração, é algo que implica movimento. Portanto é importante maximizarmos as fontes de nossa inspiração. É claro que a princípio isso pode ser um processo um tanto demorado e porém se persistirmos os resultados virão, em qualquer contexto de nossa vida.


Ações

Information

Uma resposta

29 06 2011
catarina

+

Deixe um comentário