Saúde, afinal o que é isso?

5 06 2011

Vida Plena

São infinitas as discuções a respeito do conceito de saúde. Qual é a fórmula mágica da vida saudável: ter saúde ou se sentir saudável?

Atualmente já sabemos que estes são conceitos totalmente diferentes. Podemos nos sentir saudáveis e termos saúde , e já existem casos concretos de sucesso. E então, surge outra dúvida: Ter o que?

Observo perfis diversos, de sucesso, de nem tanto sucesso, de falso sucesso e de insucesso em movimentos similares ne busca da saúde plena.

O que queremos ter de fato, quando falo em saúde, já que sou único, tenho um potencial enorme e um mundo de infinitas possibilidades à disposição?

Qual é, na verdade, a melhor definição para esta palavra? SAÚDE

Segundo a OMS a definição oficial de saúde é: “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.” Em 1977 Christopher Boorse definiu a  saúde como a simples ausência de doença; falta definir o que é ausência de doença. Leon Kass em 1981 definiu a saúde como: “o bem-funcionar de um organismo como um todo”, ou ainda “uma atividade do organismo vivo de acordo com suas excelências específicas.” Em 2001 Lennart Nordenfelt definiu como um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias.

Podemos perceber que definição não falta. Tem para todos os gostos.

Acontece que estas definição são muito generalistas em muitos casos são incompletas e falhas. Existe a tendência de analizar parâmetros socias, alimentares, hábitos, econômicos, fisiológicos, etc. Esses parâmetros são importantes, porém generelistas e incompletos. A meu ver a saúde é melhor avaliada e definida se partirmos de um ponto de vista individual. Mesmo assim a definição fica bem diversa.

A saúde também pode ser definida se medida quantitativamente e qualitativamente. Neste caso tudo se resume a números. Podemos avaliar os anos vividos, os níveis de colesterol, a quantidade de medicamentos utilizados, ou mesmo visitas a hospitais. Pode-se também pensar em saúde em termos de qualidade de vida das pessoas. Aqui leva-se em conta os níveis de energia, qualidade do sono, a felicidade, ou resistência. Alguém pode dizer: “Estou saudável porque meu colesterol HDL é de 67”, ou “Sou saudável porque me sinto revigorado quando eu acordo pela manhã”.

Bom, o fato é que não existe resposta certa ou errada, e a resposta pode variar de pessoa para pessoa, de ano para ano, mês a mês, mesmo dia para o outro.

Como você define a sua saúde? Quem sabe você tem a sua própria definição. Saber o que ela significa para você estar saudável pode inspirar e motivar a sua vida.

Existe um outro conceito de saúde, creio que seja mais real, e é mais adequado quando consideramos a individualmente de cada um. “Saúde é a capacidade de alguém poder tomar decisões a partir de suas escolhas.” Esta definição está intimamente relacionada com a busca do prazer de viver. Um fumante se considera saudável pois ele tem a capacidade de escolha, ele sente prazer no seu estilo de vida. Com uma pessoa obesa acontece o mesmo. Até que as consequências destes estilos de vida aconteçam, elas se consideram saudáveis pois ainda tem a capacidade de escolher.

Acredito então que a definição de saúde mistura-se com a definição de nossa missão e propósito de vida. E essa definição também modifica-se ao longo da vida.  Vamos imaginar o que se passa nas diversas fazes da nossa vida.

Na infância as preocupações não existem. A vida e a fantasia misturam-se. O brincar, o prazer de divertir-se é o que interessa essa é a escolha fundamental da criança. O grande indício que algo não vai bem com uma criança é quando ela para de brincar.

A partir daí as escolhas modificam-se ao longo dos anos, consequentemente a definição de missão vida e Saúde também. Definir em qual “turma pertencer”, que experiência adquirir , quais desafios a vencer  e como tornar-se independente financeiramente, etc. Quando estas etapas foram vencidas, uma etapa madura se aproxima. É importante as respostas venham à tona para a melhor tomada de decisões e que possamos encontrar o real propósito para a vida. Existo por que? O que tenho que fazer exatamente para sentir-me feliz e realizado? Nasci para que?

Quando descobrimos as respostas para as questões básicas da vida, sentimo-nos energizados, felizes e motivados, fortes, com capacidade de atuar no cenário da vida com propriedade, buscando fazer cada vez mais daquilo que sentimos ter sido a origem de nosso nascimento. Nos tornamos incansáveis, imbatíveis, grandes, isso é sentir e viver “SAÚDE”.

E quanto mais praticamos, mais aceitamos fazer, porque a recompensa é a maior de todas: a satisfação em nível profundo, o “nirvana”, a paz interior de saber que está cumprindo seu destino como protagonista de um filme de sucesso. Todos os papéis da vida passam a ter uma pitada deste sabor especial. A vida passa a ser cheia de possibilidades, e aproveitamos a todas que estiverem a nosso alcance. O incrível é que este estado maravilhoso de espírito todos nós já experimentamos, lá na infância.

Então qual é a sua definição “particular” para Saúde?

Se você já achou sua resposta, ou está em busca, saiba que muitos já estão a seu lado. Se vem adiando ou ainda não pensou no assunto, priorize porque a jornada vale a pena. Se for muito difícil encontrar, pare um pouco e relembre os melhores momentos de sua infância. É lá que você irá encontrar o seu estado ideal de saúde, foi lá que você experimentou aquilo que todos buscam, a sensação de uma:

Marlus M. Marconcin – Coach de Saúde
All rights reserved ©

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: