O ponto “Crux”

29 04 2009

“Tudo é uma questão de ponto de vista. Para uma minhoca, cavar buracos no solo é mais relaxante do que ir pescar.”

Clyde Abel

O “crux” da questão

O grau de dificuldade para escalar qualquer rocha é dado por seu ponto “Crux”, aquele lugar que exige o maior foco, a maior habilidade e uma atitude positiva. Mesmo que o restante da escalada seja fácil, a classificação da dificuldade é dada pelo “Crux”, aquele ponto crucial. Quanto mais difícil é o “Crux”, mais difícil será a escalada. Depois do “Crux” fica facil terminar a escalada.

A maioria das metas ou sonhos também têm um ponto “Crux” , em especial as metas de saúde. Quem sabe este “Crux” seja aquele compromisso de iniciar um programa de atividade física ou controlar o apetite para chegar ao seu peso ideal, etc.

Quando me encontro em  alguma dificuldade em meu trabalho muitas vezes me dá vontade de dizer “travei”. Momentaneamente essa perspectiva se torna o meu foco então respiro e busco as ferramentas para sair do problema.

Então, graças a prática da escalada esportiva, me acostumei a questionar para mim mesmo, “Eu estou no ponto ‘Crux’?”. Isto me dá uma perspectiva muito mais positiva sobre as coisas. Sei que se for ali o “Crux” com certeza irei alcançar o que desejo. Quando estou no “Crux” meu objectivo é encontrar uma solução para atravessar esta dificuldade específica. Assim como em uma escalada, me concentro, focalizo a minha atenção, e eu busco com determinação os melhores movimentos que irão me ajudar a passar pela dificuldade do modo mais eficaz possível.

Portanto, da próxima vez que você se encontra paralizado, pergunte  a si mesmo, “Ah, será que estou no ‘Crux’?”. Assim, você pode tirar a sua atenção do problema como um todo e focalizar na solução do que está solicitando a sua atenção neste exato momento.

AÇÃO SUGERIDA:

Quando em sua vida você se sente como se estivesse no “Crux”? Invista alguns minutos e pense numa maneira de você atravessar este problema, se concentre e foque na solução deste problema específico. Você pode pedir a ajuda de alguém? Você poderia simplesmente “deixar rolar” e confiar que,  de alguma maneira, a solução irá aparecer? Talvez este bloqueio possa ser temporário e quando você menos espera finalmente conseguiu completar seu objetivo.

Experimente agir desta maneira nos próximos dias, e passe por cima de seus problemas. Concentre-se no momento presente, em como você irá dar o próximo o passo em direção ao sucesso.

Marlus M. Marconcin – Coach de Saúde
All rights reserved ©

Anúncios

Ações

Information

One response

2 05 2009
GersonT

Realmente grande Marlus …
tem que atravessar a cruz !!!
Boas escaladas pra ti amigão !!!
Abraços portoalegrenses
Gerson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: